Home Séries Escolha de José Padilha como diretor da série sobre Marielle Franco gera debate sobre racismo
Escolha de José Padilha como diretor da série sobre Marielle Franco gera debate sobre racismo
By Olívia Orlandini • março 09, 2020 • Notícias Séries • Comentários : 0
Nesta sexta-feira (06) foi anunciada uma série documental e uma ficcional da Globoplay sobre a vereadora do PSOL, Marielle Franco, que foi morta a tiros no dia 14 de março de 2018. Sendo anunciada perto de sua estreia, que será dia 13, a série documental será exibida após o Big Brother, no entanto, a ficcional tem previsão para 2021.
O anúncio de José Padilha (Tropa de Elite) como diretor da série ficcional levantou um debate sobre racismo nas redes sociais. Os internautas questionaram: "como poderia um homem branco de direita relatar a vivência de uma mulher negra de esquerda?"
A escolha do diretor para a série foi feita por Antonia Pellegrino, que respondeu as críticas ao site Uol: "este não é um projeto de série que você pode dar para qualquer pessoa." Pellegrino também afirmou que somente duas pessoas poderiam fazer o projeto chegar à TV Aberta, são José Padilha e Rodrigo Teixeira, todavia, Teixeira se absteve do projeto.
A autora ainda completou que gostaria de ter um diretor negro no projeto, porém não encontrou quem estivesse à altura: "se tivesse um Spike Lee, uma Ava DuVernay", disse citando famosos diretores negros estadunidenses.
Após esse comentário, muitos dos que se incomodaram com a escolha acentuaram as críticas à autora e fizeram uma seleção de, principalmente, diretoras negras que poderiam comandar o projeto.
Quem escreveu
atriz de botequin; projeto de cineasta; desenhista de telão; verdadeiramente amante dos animais
@oliviaorlandini
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Postar um comentário