Retirada do Google Imagens |
- Níveis de Inteligência
- Tipo de Tarefa
- Se a IA está incorporada em um robô
Entre algumas curiosidades relatadas, é dito que os homens tem maior propensão a adotar a IA do que as mulheres, se um cliente descobre que está conversando com um bot para saber mais de um produto ou empresa, a taxa de compra diminui drasticamente. Outro fato é que os consumidores não acreditam que uma Inteligência Artificial entenda o motivo de por que algo ocorre ou deixa de ocorrer, só conseguiria perceber o COMO ocorre.
Muitas empresas já incorporaram a IA em seus negócios, mas você sabe como elas estão usando e como estão dividindo, cientificamente, as diferentes formas de IA? Esse é um assunto extremamente interessante e é assim que damos início ao nosso Especial: Inteligência Artificial, onde iremos abordar essas questões. Por esse ser um post introdutório, algumas coisas precisam ser explicadas, como as três dimensões e essa divisão de IA, para entender como é descrito e previsto a evolução dessa tecnologia.
Dimensão 1: Nível de Inteligência
Existem dois tipos de inteligência, a automação de tarefas e a consciência de contexto. Na automação de tarefas, a IA é criada e programada para executar um certo tipo de atividade, que pode consistir em analisar números, textos, vozes, rostos e imagens. Essa automação de tarefas já está sendo implementada e, a curto e médio prazo, ganhando cada vez mais espaço.
Na consciência de contexto, estamos falando de uma tecnologia que só poderá ser implementada a longo prazo, pois exige que a IA vá um pouco além das atividades as quais ela foi programada.
Dimensão 2: Tipo de Tarefa
A Inteligência Artificial pode ser dividida entre aquelas que executam tarefas numéricas e aquelas não numéricas. No tipo de tarefa numérica, estamos falando de análises estatísticas e comandos baseados em algum dígito numérico. Quando falamos em não-numérico, se refere a uma IA que consegue analisar texto, voz, rostos e/ou imagens.
Dimensão 3: Se a IA está incorporada em um corpo de robô
Quando falamos da IA, a divisão proposta pelos autores do artigo é entre uma forma digital, que costuma ser o mais comum e usado e em uma forma de robô. Existem vários tipos de robôs, obviamente, nos mais variados formatos, incluindo aqueles que simulam um corpo humano.
Algumas questões que ainda estão sendo investigadas por cientistas e profissionais do mundo todo se referem a como as empresas precisariam mudar suas estratégias de marketing nesse novo contexto com a IA, em como o comportamento dos consumidores seria afetado e principalmente sobre as políticas públicas que dizem respeito a ela, como a privacidade de dados e a ética envolvida.
Nos próximos posts do nosso Especial: Inteligência Artificial, mostraremos essas três dimensões na prática do que está sendo feito atualmente, e iremos conhecer também o que está sendo cogitado para o futuro. Espero por vocês!
Quadro original dos autores Thomas Davenport, Abhjit Guha, Dhruval Grewal e Timna Bressgot, traduzido e adaptado por Thai Santos |
Postar um comentário