E aí? Vocês conhecem sobre o terror nos videogames?
A história do terror e horror nos videogames teve uma trajetória e tanto, com muitos jogos eletrônicos sendo lançados desde os anos 1980. Podemos citar jogos antigos como Alien, terror de ficção científica e lançado no início da década de 1990, inspirado nos filmes com o mesmo título. Também temos os clássicos como Shadow Man, lançado em 1999 e inspirado na série de quadrinhos Shadowman publicado pela Valiant Comics. Outro clássico é a sequência Legacy of Kain, está tendo pedidos e até petições para que se faça a remasterização de todos os jogos da sequência. Um dos jogos mais recentes do gênero é Days Gone, um horror de sobrevivência lançado em 2019.
Não podemos esquecer que as HQs de Walking Dead deram origem tanto à série quanto a uma nova saga de jogos de terror. Além desses, acredito que posso citar a saga Souls. Seu primeiro título foi Demon's Souls, lançado em 2009, e o título mais famoso foi o Dark Souls, lançado em 2011. A saga Souls é de RPG de ação, mas puxado para o lado mais sombrio do RPG.
Deixo aqui uma lista com sugestões de jogos para o Especial de Halloween: O Terror nos Videogames:
1. Castlevania
Reprodução: Castlevania: Lord of Shadows. Créditos: Konami |
Provavelmente Castlevania é uma das mais famosas sagas de jogos, começando ainda no início da era dos videogames e tendo alguns de seus títulos para vários consoles. O primeiro jogo foi lançado em setembro de 1986, para o NES (o "nintendinho 8bits"). A saga teve mais jogos para NES e Super Nintendo, mas alguns dos mais lembrados são os 2 títulos para o Nintendo 64 e 2 para o PlayStation 2. Atualmente, temos títulos de Castlevania para PC, PlayStation 3 e PlayStation 4. Muitos também foram remasterizados para PlayStation 3.
Cada jogo da saga Castlevania é maravilhoso. Entretanto, a recomendação maior vai para o título Castlevania: Curse of Darkness, do PlayStation 2, que foi a maior referência para a animação da Netflix, e para Castlevania: Lord of Shadows, de 2010, Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate de 2013 e Castlevania: Lords of Shadow 2 de 2014, que são alguns dos jogos mais recentes da saga.
Em um resumo simples, Castlevania é uma história que conta a luta entre humanos contra os vampiros. O principal vilão é o vampiro Drácula, e a principal família que luta contra os vampiros é a família Belmont. Há jogos da saga que mostram mais outras criaturas além de vampiros, como os lobisomens. E o citado Castlevania: Curse of Darkness, embora tenha o Trevor Belmont como personagem, dessa vez a história é focada em Hector e Isaac, dois mestres forjadores de demônios.
Em setembro, em comemoração à Castlevania, a PlayStore lançou a Castlevania Anniversary Collection, a coleção possui vários dos jogos de Castlevania.
Reprodução: Castlevania: Lord of Shadows 2. Créditos: Konami |
Cronologia da série Castlevania
Série original
- 1094: Lament of Innocence
- 1476: Dracula's Curse
- 1479: Curse of Darkness
- 1576: The Adventure, The Adventure ReBirth
- 1591: Belmont's Revenge
- 1691: Castlevania, Vampire Killer, Chronicles, Super Castlevania IV
- 1698: Simon's Quest
- 1704: Haunted Castle
- 1748: Harmony of Dissonance
- 1792: Rondo of Blood, Dracula X, The Dracula X Chronicles
- 1797: Symphony of the Night
- 1862: Order of Ecclesia
- 1917: Bloodlines
- 1944: Portrait of Ruin
- 2035: Aria of Sorrow
- 2036: Dawn of Sorrow
Série Lords of Shadow
- 1047: Lords of Shadow
- 1073–1101: Mirror of Fate
- 1102–2057: Lords of Shadow 2
Deixo aqui o vídeo "Evolution of Castlevania Games 1986-2019", que mostra a evolução da saga, acrescentando os nomes dos jogos e seus lançamentos:
2. Silent Hill
Toda cidade tem seus segredos. Alguns são apenas mais nefastos do que outros.Reprodução: Silent Hill. Créditos: Konami |
Silent Hill, um dos mais marcantes jogos de terror, teve seu primeiro jogo lançado em 1999 e após essa data, rendeu mais 7 jogos na saga principal, 15 jogos paralelos, 2 filmes e 4 livros. A obra foi criada por Keiichiro Toyama e publicada pela Konami. Além de todas essas obras que surgiram após 1999, um fato interessante é a sequência de shows do compositor Akira Yamaoka, devido ao sucesso das músicas de Silent Hill.
Reprodução: Silent Hill. Créditos: Konami |
Na história, a cidade de Sillent Hill é isolada e sem habitantes. Ao menos, é o que se sabe nos Estados Unidos. Sillent Hill é permeada por um antigo mal demoníaco e tem criaturas rondando as ruas e os prédios, que só podem ser vistas por pessoas "especiais". A cidade sempre faz uma troca entre a nossa realidade e a decadência do "outro mundo", criado pela mente perturbada de um dos personagens do jogo. As maldições na cidade de Sillent Hill costumam ser associadas aos desejos de vingança de alguns dos personagens.
Os personagens com os quais jogamos são forasteiros que lutam contra os terríveis monstros e descobrem o que levou Sillent Hill à loucura.
Os títulos da série original:
- Silent Hill (1999)
- Silent Hill 2 (2001)
- Silent Hill 3 (2003)
- Silent Hill 4: The Room (2004)
- Silent Hill: Ørigins (2007)
- Silent Hill: Homecoming (2008)
- Silent Hill: Shattered Memories (2010)
- Silent Hill: Downpour (2012)
Reprodução: Silent Hill. Créditos: Konami |
3. Kuon
Reprodução: Kuon |
Kuon é um jogo de terror sobrenatural, lançado em 1 de abril de 2004 para PlayStation 2. Kuon é inspirado em um antigo gênero da literatura japonesa chamado Kaidan, que são narrativas que falam sobre o estranho, misterioso, raro ou aparição fantasmagórica. O jogo se passa em uma escura e grotesca mansão na cidade japonesa de Quioto, onde vivem criaturas mutantes. A história ocorre durante o período Heian (794 d.C. a 1185 d.C.).
Quando o jogo começa, o jogador deve escolher uma das duas fases: Yin ou Yang.
A fase Yin gira em torno de Utsuki. Ela e sua irmã vão ao feudo à procura de seu pai desaparecido, um famoso exorcista renegado chamado Doman. Já a fase Yang gira em torno de Sakuya, uma das exorcistas discípulas de Doman. Após terminar ambas as fases, abre o terceiro capítulo: Kuon. O capítulo gira em torno de uma exorcista mestre chamada Abe no Seimei.
Durante todas as três fases, os personagens encontram duas gêmeas sem nome, elas aparecem quando o jogador está indo pelo caminho correto e explicam eventos para o personagem através de frases enigmáticas. Posteriormente, é revelada a história das duas irmãs gêmeas, que são manifestações malignas. Constantemente, as gêmeas cantam uma música chamada "Hashi Zoroe", que pode ser ouvida muitas vezes durante o jogo.
Reprodução: Kuon |
4. Resident Evil
Reprodução: Resident Evil |
Ocorrendo em um futuro distópico, Resident Evil inicia em torno de uma série de casos de homicídio envolvendo canibalismo ocorridos em Arklay Mountain, ao noroeste da cidade Raccoon City. Entretanto, virou uma pandemia. As forças armadas de todo o mundo tentam lidar com zumbis. E há diversos problemas com empresas que permanecem fazendo experimentos macabros, criando novos monstros.
Nas redes sociais, muitos dos fãs consideram o jogo Resident Evil 4 um dos melhores e mais assustadores da franquia. Inclusive, a página do Facebook Resident Evil Brasil fez uma live de Resident Evil 4 no mês de setembro. Acesse aqui para assistir a live, que ficou salva na página. Para quem ainda não conhece esse jogo da franquia, é interessante conferir e saber se gostará da jogabilidade.
Resident Evil rendeu 7 jogos para a saga principal, além de outros títulos no mundo dos jogos. Também já teve seis filmes e quatro animações, e em 2021 teremos a quinta animação de Resident Evil. Isso, além de mais novidades: Resident Evil ganhará série na Netflix e Resident Evil 8 pode chegar em 2021. A franquia também possui livros e quadrinhos.
Reprodução: Resident Evil 4 |
Sequência de Jogos:
- Resident Evil - 1996
- Resident Evil 2 - 1998
- Resident Evil 3: Nemesis - 1999
- Resident Evil Code: Veronica X - 2001
- Resident Evil Remake - 2002
- Resident Evil Zero - 2002
- Resident Evil 4 - 2005
- Resident Evil 5 - 2009
- Resident Evil 6 - 2012
- Resident Evil 7: Biohazard - 2017
- Resident Evil 2 Remake - 2019
- Resident Evil 3 Remake - 2020
- Resident Evil 8: Village - 2021
5. Fatal Frame
Reprodução: Fatal Frame |
Fatal Frame é uma saga de jogos de terror sobrenatural e horror de sobrevivência.
O principal objetivo nos jogos da franquia é resolver os mistérios, que são ligados às antigas histórias e superstições japonesas. Os principais inimigos que o jogador terá de enfrentar são fantasmas. A sua única forma de defesa é a Câmera Obscura, que permite exorcizar os fantasmas tirando fotografias deles, selando seus espíritos no filme. Nas sequências de Fatal Frame as histórias se relacionam às garotas que são usadas como sacrifício, e esses sacrifícios são feitos para manter o portal do "outro mundo" fechado.
Títulos da franquia Fatal Frame:
- Fatal Frame (2001)
- Fatal Frame II: Crimson Butterfly (2003)
- Fatal Frame III: The Tormented (2005)
- Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse (2008)
- Fatal Frame: Maiden of Black Water (2015)
6. Days Gone
Reprodução: Days Gone |
Claro que na lista de recomendações não faltaria Days Gone que é um dos jogos mais atuais do gênero. Com o gênero de sobrevivência de horror e em mundo aberto, Days Gone foi desenvolvido pela SIE Bend Studio e publicado pela Sony Interactive Entertainment, tendo seu lançamento exclusivo para PlayStation 4, em 26 de abril de 2019.
O jogo tem como personagem principal o motociclista Deacon. Em 2017 Deacon St. John, Sarah Whitaker e Boozer tentam escapar da cidade de Farewell conforme um vírus se espalha rapidamente, transformando as pessoas em criaturas agressivas e canibais. Na fuga, Sarah é esfaqueada e Deacon a coloca num helicóptero da NERO, que rapidamente parte para um campo de refugiados. Deacon e Boozer ficam para trás, pois a aeronave já está lotada, mas prometem reencontrá-la.
Postar um comentário