Sobrevivência
São realities voltadas a pessoas tentando “sobreviver” em locais hostis. Alguns exemplos são os programas “Survivor”, sua versão brasileira “No Limite” e na TV fechada todas as variações de “Largados e Pelados”. O gênero não foi muito explorado na década de 2010 no Brasil.
Hipertensão - (2002/2010-2011)
Foto: TV Time |
Baseado no programa holandês “Now or Neverland”, o programa fazia com que os competidores batalhassem entre si em provas que o levavam ao seu limite. As dinâmicas das provas consistiam em força, agilidade, habilidade e coragem, com atividades radicais, nojentas e até que abalavam o psicológico dos participantes. Dentre elas, destacam-se a prova em que os competidores ficaram pendurados à 30 metros do chão e tinham que acertar um alvo móvel, deitar em uma caixa com dez mil minhocas nas pernas e cinco mil baratas na cabeça e a de separar o maior número de cobras de um recipiente.
O programa teve sua primeira temporada na Globo em 2002, apresentado por Zéca Camargo, mas só foi voltar em 2010, liderado pela jornalista Glenda Kozlowski.
Exathlon Brasil (2017)
Foto: TV Bandeirantes |
Baseado no formato turco, o programa chega a TV brasileira pela Band, comandado pelo jornalista e apresentador Luís Ernesto Lacombe. O programa possuía diversas regras e muitos participantes, levando-o a ter 71 episódios.
Em geral, 20 pessoas (10 famosos e 10 anônimos) foram levadas para uma praia na República Dominicana, onde foram divididos em dois grupos que batalhavam entre si. As provas exigiam bastante de seus competidores, que disputavam regalias para sua passagem no programa como camas, banheiros, cozinha e afins. O vencedor levou R$350 mil.
Perdidos na Tribo (2012)
Foto: Band |
Solitários (2010-2011)
Foto: Reprodução/SBT |
Disputa
O formato pode ser confundido com o citado anteriormente, uma vez que teremos pessoas competindo por um prêmio. Entretanto, os programas de disputa vão muito além, abarcando temas mais variados, onde um grupo de pessoas passa por provas para chegar em um objetivo. Esse é o caso do “O Aprendiz”, onde os competidores batalham por uma vaga de emprego — está cada vez mais difícil ser desempregado no Brasil —, ou o “ A Casa da Ana Hickmann”, onde ela procurava uma nova repórter para o programa “Tudo é Possível”.
Ajuda Profissional
Este modelo de reality show ficou muito popularizado principalmente nos anos 2000, onde uma pessoa ou um grupo recebem a ajuda de algum profissional para melhorar algum aspecto da vida. Principalmente no SBT, o formato foi muito utilizado em programas como “Supernanny” e “Esquadrão da Moda”, mas pode ser expandido para outros canais, como o “Pesadelo na Cozinha” e o até quadros como “Lar Doce Lar” e “Vai Dar Namoro”.
Esquadrão da Moda (2009-presente)
Foto: Reprodução/SBT |
Supernanny (2006-2014)
Foto: Reprodução/SBT |
Pesadelo na Cozinha (2017-presente)
Foto: Reprodução/Band |
A vida como ela é
O formato não é o mais praticado no Brasil, sendo muito bem utilizado em outros países. Em geral, consiste em mostrar a vida de pessoas, sua rotina, seus problemas e afins. Se voltarmos os olhos para o Brasil, os mais marcantes são “Dr. Hollywood” e o “Mulheres Ricas”, onde a vida luxuosa e os grandes procedimentos cirúrgicos são palco para mais de uma hora de episódio.
Em outros países, o gênero estourou no início dos anos 2010, com séries como “Here Comes Honey Boo Boo” e “Keeping Up with the Kardashians”, sendo ainda explorado em programas do Discovery como “90 Dias para Casar” e “Casamento Cigano”.
Mulheres Ricas (2012-2013)
Foto: Reprodução/Band |
Muitos realities da década foram marcantes mas que não foi possível citar nessa matéria. Os realities de namoro (“Vai dar Namoro”, “Rola ou Enrola”, ou até os mais recentes “Casamento às Cegas", o flopado “Game dos Clones” e até o “Papito in Love”) ou os clássicos de ajuda profissional (“Adotada”, "Catfish", “Lar Doce Lar”, “Lata Velha” e toda a programação do Discovery Home&Health) são exemplos de outras grandes produções.
Dois gêneros faltaram nesta lista. Os principais queridinhos do brasileiro (talent show e confinamento) estão disponíveis na próxima edição da Revista Jovem Geek: década de 2010. Assine a revista e continue lendo sobre os reality shows!
Postar um comentário