Carole & Tuesday: Uma carta de amor a musica e seu potencial transformador


Reprodução/Netflix

Quando falamos dos grandes nomes da animação, um diretor que sempre vem à baila é Shinichiro Watanabe, grande diretor que consegue, de forma magistral, unir a animação e a musica de forma sempre competente, É o que vemos no já aclamado clássico "Cowboy Beepop" ou do não tão conhecido, mas igualmente excelente "Samurai Champloo". Porém, é com "Carole & Tuesday" que Watanabe demonstra de forma extremante apaixonada, seu amor pela música, praticamente escrevendo uma carta de amor a mesma e ao seu poder transformador.

Carole & Tuesday é anime de Drama/Musical, original Netflix e produzido pelo ótimo estúdio Bones, contendo ao todo 24 episódios.


ENREDO

Acompanhamos a historia de Carole, uma garota rica que decide fugir de sua vida sem sentido com uma mala e seu querido violão, e Tuesday, uma refugiada da terra que, em meio aos empregos de meio período, toca seu teclado em lugares públicos. O encontro acidental das duas faz surgir, em volta da música que tanto amam fazer, uma linda amizade e uma potência criativa capaz de mudar o mundo aonde vivem.

Como uma anime que tem como seu tema central a música, os temas que o cercam não seriam diferentes, e sendo um anime novo (foi lançado em 2019) toca em assuntos extremamente importantes e interessantes se queremos entender a arte e, mais especificamente, a música, nos dias de hoje.

Toda a primeira metade da seria foca em Carole & Tuesday que, após serem descobertas artisticamente pelo agente fracassado Gus, tentam chegar ao estrelato ao mesmo tempo em que precisam sobreviver. Todo desenvolvimento artístico da dupla se dá com os próprios personagens criando letras e melodias a partir de momentos corriqueiros e sentimentos que afloram.


Reprodução/Netflix

Ao mesmo tempo, somos apresentados a personagem Ângela, uma ex atriz mirim que quer de qualquer jeito chegar ao estrelato no mundo da música, nem que para isso ela seja comandada pelos algoritmos do Analista musica Tao, que tem como objetivo fazer a música perfeita levando em consideração somente os algoritmos e a inteligência artificial. Ângela, por sua vez, aceita ser comandada, com o objetivo de se tornar uma estrela.

O anime deixa claro, nesse primeiro momento, a dicotomia entre o que é feito de forma natural e artística e o que é feito de forma robótica e comercial, o que conversa bastante com o dia de hoje, aonde uma música só faz sucesso comercial, por exemplo, se acompanhada de uma dancinha no "Tik Tok".


Reprodução/Netflix


Na outra metade da Obra, somos apresentados a diversos outros temas ligados ao mundo da música, como stalkers de famosos, artistas que sucumbiram a pressão de uma indústria fonográfica que as vezes é extremamente cruel e principalmente, o poder contestador e transformador da música. Deve se lembrar, caro leitor que Tuesday é uma refugiada da terra. Pois bem, nesse universo, a maioria das pessoas vivem em marte, e em consequência de vários acontecimentos, a permanência desse refugiados é ameaçada.

É perceptível, mais uma vez, a preocupação do anime em discutir assuntos importantes no mundo real e apresentando qual o papel da música e da arte em todas essas questões,  trazendo um o plano de fundo e uma verossimilhança maravilhosas para a série.


PERSONAGENS

Falando em verossimilhança, os personagens dão ótimos, a maioria deles com uma arco narrativo interessante e não tão melodramáticos como os animes as vezes tendem a ser, destaque para as protagonistas e a forte amizade que existem entre elas, que é bastante explorado, juntamente com pontos específicos de cada uma, como a vontade Tuesday de saber de onde vem, e a dificuldade de Carole na hora de experimentar um amor não correspondido.


PARTE TÈCNICA

Na questão técnica, temos uma ótima animação, com traços finos mais consistentes, e o jogo de cor ao mesmo tempo sóbrio, como quando vemos a cidade, mas também poético (os tons de amarelo mostram bastante disso na série)

Ainda sobre como a série foi construída, é muito gratificante, como um amante da música, perceber vários momentos chave da historia dá música, principalmente americana, conversando com momentos da série. Podemos ver referencias ao "Live Aid" (grande show contendo vários artistas que se apresentaram em prol da extinção da fome na África) "We Are The Word" (musica composta especialmente para chamar a atenção do público sobre a fome na África), além de refencias a diversos artistas.

Reprodução/Netflix

Outra curiosidade super legal na série é que, cada título de episódio é uma nome de uma música famosa, mostrando inclusive o disco do artista no intervalo do episódio. Um prato cheio para quem já conhece as músicas, e para quem quer conhecer também


TRILHA SONORA

Por último, mas não menos importante, a trilha sonora do anime é estupenda, com canções pop que conversam muito bem com o que é mostrado, além de conversar com o próprio estilo musical dos personagens. A maioria das músicas cantadas dentro do anime e nas aberturas e encerramentos são de autoria de Nai Br.XX e Celeina Ann, duas ótimas cantoras, que forma escolhidas a dedo para dar a voz música de Tueday e Carole, respectivamente, e o melhor de tudo, todas essas músicas estão disponíveis nos dispositivos de stream de música, só dar uma procurada.


Para quem gosta de música e quer ver uma série curta exatamente positiva, veja essa série, vai ser muito difícil você termina-la sem esboçar um sorriso no rosto.

Postar um comentário