Podemos amar alguém sabendo como tudo irá acabar? | Resenha literária: ''Quando te vejo '', de Holly Miller

Imagem retirada do site da Amazon

Ficha técnica

Título: Quando te vejo

Título original: The sight of you

Autor: Holly Miller

Número de Páginas: 384

Ano de Publicação: 2021

Sinopse: Desde criança, Joel tem sonhos proféticos com pessoas que ele ama. Ele consegue saber, a partir dos seus sonhos, sobre coisas boas ou ruins que vão acontecer dentro de pouco ou muito tempo. Pelo peso dos sentimentos e para evitar sofrimentos, Joel tenta ao máximo manter as pessoas longe para evitar que elas se aproximem do seu coração.

Até que ele conhece Callie: amante da natureza, gentil e doce. Callie ainda não conseguiu superar a morte de Grace, sua amiga. Ela se sente perdida e pressionada ao tenta lidar com o seu passado, presente e futuro. Ela trabalha em um café que era o sonho de Grace, que abriu antes de falecer. Seu sonho pessoal, no entanto, é trabalhar com a natureza.

Quando o destino acaba unindo o caminho dos dois no café em que ela trabalha, Joel e Callie acham um no outro tudo aquilo de que precisavam. Até que em uma noite, Joel tem um sonho que põe essa felicidade em xeque. 

Sobre a obra: ‘’Você conseguiria amar alguém sabendo como tudo vai acabar?’’

Quando te vejo é uma obra da escritora inglesa Holly Miller e foi lançado no Brasil em 2021.

Tentar falar sobre a produção desse livro chega a ser um desafio para não revelar detalhes específicos e dar spoilers sem querer.

Algo que acredito ser universal para todos que já leram ou que irão ler é: ‘’Quando te vejo’’ pode render muitas lágrimas ao leitor.

Desde o início da história é possível se sentir totalmente entregue à leitura: que consegue ser cativante, sensível e viciante de certa forma. Passamos cada página com a ansiedade de saber quando Callie e Joel irão se entregar ao sentimento que sentem um pelo outro e como será o desfecho da história.

O livro traz o ponto de vista de Callie e de Joel e é narrado em primeira pessoa. 

Em alguns momentos é possível sentir muita impaciência, raiva e inconformidade com as escolhas dos personagens. Algo que questionei diversas vezes foi ‘’por qual motivo é tão difícil assim escolher algo que você sabe que provavelmente é o que te fará feliz?’’, mas percebi que isso entrou muito no aspecto e processo de se apaixonar por cada personagem, tentar exercer ao máximo a empatia e entender as próprias escolhas que cada um teve (o que infelizmente não é fácil). 

O livro também chama a atenção para o romance totalmente leve e intenso de Callie e Joel. Atualmente vivemos em uma sociedade que é pautada pela fugacidade de sentimentos, mas o livro propõe algo totalmente diferente disso e é simplesmente apaixonante a ideia proposta pela escritora. 

Quando te vejo é um livro único de romance: Simples e especial na medida certa. Ele é perfeito para leitores que gostam de um romance com uma história diferente e fora do comum, além de finais que mexem totalmente com a nossa emoção. 

Muitos leitores que se apaixonaram pelo livro já estão ansiosos com uma possível adaptação para as telas de cinema. 

Abaixo estão algumas citações marcantes do livro.

Frases do livro ‘’Quando te vejo'', de Holly Miller: 

‘’Engraçado como é fácil para alguém arrancar as raízes de outra vida bem quando menos se espera’’

‘’Nossos olhos se cruzaram, e senti um arrepio quente na pele enquanto lutava para desviar o olhar.’’

‘’Aquele sorriso de tirar o fôlego devia ser para outra pessoa. Mas aparentemente… era para mim.’’ 

‘’Só tinha alguma coisa nela. No jeito com que ela se movia, no brilho do seu sorriso. O tom de seu riso, rico e doce como o perfume da primavera. ‘’

‘’Foi estranho a vontade que tive de esticar a mão quando ela se afastou. De puxá-la gentilmente de volta para mim, para me sentir aquecido por sua presença de novo.’’ 

‘’Me diz que fica mais fácil sentir sua falta. Eu achei que ficaria, mas parece pior a cada dia. Quero ouvir sua voz na vida real, não só na minha cabeça. Quero rir com você e beijar você. Quero te contar todas as coisas que tenho feito. Quero você me abraçando, seu rosto junto ao meu. Mas sei que escrever isso é o mais perto que vou chegar de ter uma conversa com você. Então por enquanto vou fingir que você está aqui ao meu lado, que estou falando com você. Talvez isso ajude, talvez me impeça de querer ver você, só mais uma vez.’’

‘’Você não precisa ser perfeito para ser amado. ‘’

‘’Ainda penso em nós, Joel. Provavelmente mais do que deveria. Uma coisinha de nada às vezes te traz de volta para mim.’’

‘’— Joel, por favor, não faz isso.

— Isso o quê?

— Me afastar.’’

‘’Porque o amor não tem a ver só com escolhas fáceis, soluções simples — tem a ver com as dificuldades e decisões difíceis, os sacrifícios que não se quer fazer. ‘’

‘’Se os últimos anos me ensinaram algo, é que estar no presente é o que conta.’’

‘’— Eu faria tudo de novo — digo então. — Mesmo se nada mudasse. Eu a amaria de novo sem pensar duas vezes.’’


Um comentário :

  1. Na minha opinião, esse livro aborda uma história tão delicada e diferente . Parece ser emocionante e ao mesmo tempo intrigante .

    ResponderExcluir