Elliot Page / Red Carpet. Créditos ao Fotografo. |
A prática vegana é extremamente importante para seguir um mundo mais inclusivo com os animais e com o meio-ambiente. Para isso, eu recomendo vocês assistirem ao documentário "Paredes De Vidro", de Paul McCartney, que vai explicar um resumo bem legal da importância de ser uma pessoa vegana (e aviso que o documentário tem cenas fortíssimas de maus-tratos aos animais. Só assista se você ter fôlego). Ah! Mas o documentário é gordo fóbico! Então leia esse texto sobre gordo fobia no movimento vegano: https://uniaovegana.org/veganismo-gordofobico-e-cultura-da-dieta/
Mas a questão desse post é outra: foi o Paul McCartney, aquele ex-Beatle, que narrou o documentário. E ele não é o único famoso que está no limbo entre o veganismo e o vegetarianismo. Conheça agora mais algumas pessoas famosas que estão nesse meio:
PETER DINKLAGE
Ator
O famoso ator que interpreta Tyrion Lannister de Game of Thrones foi vegetariano desde sua adolescência e optou por adotar o veganismo na vida adulta. Um interesse amoroso havia o levado a abolir a carne, mas a dieta permaneceu e evoluiu pelo seu amor pelos animais e desprezo pela exploração. E é o que eu sempre digo: veganismo é aos poucos. Eu mesma que escrevo o post estou na luta há mais de 10 anos.
ZOE SALDANA
Atriz
A nossa Gamora ainda não chegou ao veganismo, mas está tentando. Inclusive, quando ela iniciou a sua batalha para o veganismo, sua família inteira também decidiu mudar. Dar informações para os outros é tudo, né??
BEYONCÉ E JAY-Z
Cantores
A Beyoncé, em 2018, antes da sua apresentação para o Coachella, ela e o marido incentivaram os fãs a serem veganos através de uma postagem no Instagram. Ela revelou estar começando uma dieta vegana junto com o marido. Em 2019 ela foi além: ela lançou uma empresa de delivery de comida vegana. E em 2021, Jay-Z passou a ser um dos nomes por trás de uma marca de nuggets veganos, a Simulate. O casal também promoveu um projeto chamado Greenprint Project. Nomeado a partir do álbum de Jay-Z “The Blueprint” de 2001, esse projeto tinha o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito dos benefícios de uma dieta vegana, com as seguintes iniciativas: ferramenta web, estudo clínico e documentário.
KRISTEN STEWARD
Atriz
A diva bissexual também tem outro ativismo: o veganismo. Para a atriz é importante evitar aparecer em cena consumindo carne, seja ela verdadeira ou falsa. No filme Crepúsculo ela precisou fazer uma cena em que comia frango, a atriz contou que passou muito mal depois chegando até mesmo a vomitar.
DARYL HANNAH
Atriz
A atriz de Kill Bill decidiu se tornar vegana após ir a uma fazenda e descobrir que um grupo de vacas fofas seriam mortas no dia seguinte (a Daryl tinha 11 anos na época).
ELLIOT PAGE
Ator
Vegano há mais de 10 anos. Ele até foi nomeado o vegano mais sexy de 2014 pela PETA. Ah! E sobre o veganismo, ele já falou a sua opinião: "O processo desumano de criação industrial considera os animais e o mundo natural apenas como mercadorias a serem exploradas".
JOÃO GORDO
Cantor
Um programa da MTV fez o rockeiro brasileiro se tornar vegetariano. Eu virei vegetariano na MTV. "Antes, eu comia carne. Aí teve um programa que apresentei que ia ter uma luta de meninas. Aí colocamos uns 10 kg de língua de boi e espalhamos no ringue com groselha para as mulheres lutarem em cima. Maior cheiro ruim, aí virei vegetariano. Fui na Liberdade e comprei meu primeiro tofu. A partir daí, nunca mais comi carne", contou ele para o podcast Mais Que 8 Minutos. E depois, por causa de uma doença que teve, precisou parar de comer ovos, leite, queijo, etc. Na época, era por uma questão de saúde, não política. Hoje, virou tão ativista que tem até uma loja de comida vegana, a Central Panelaço.
STEVIE WONDER
Cantor
O lendário músico Stevie Wonder, de 65 anos, recentemente falou a AOL que se tornou vegano por razões ambientais e de saúde. Ele ainda incentiva outras pessoas a serem veganas, em nome do planeta e da saúde das pessoas.
AVA DUVERNAY
Diretora de cinema
Recentemente, ela fez uma campanha da Ben's Jerry para divulgar os chocolates veganos da marca (e foi a primeira mulher negra a dirigir uma campanha da marca). Ela é vegana há mais de 4 anos.
RZA
Ator e cantor
O ator de Kill Bill tem um posicionamento muito claro em relação ao veganismo. Ao PETA, ele disse "Quando penso em um amanhã melhor, penso no veganismo". Em maio de 2018, RZA estrelou uma campanha pró-veganismo exibida nos cinemas dos Estados Unidos antes da exibição de “Han Solo – Uma História Star Wars”.
NE-YO
Cantor
O cantor virou vegano em 2018. Foi após assistir ao documentário What The Health. Em um vídeo divulgado em seu Facebook oficial naquela época, ele aparece em um mercado procurando alimentos sem produtos de origem animal e pede para os seus mais de 16 milhões de seguidores enviarem sugestões de receitas e restaurantes. "Quero dizer para todos os queijos do mundo que sentirei sua falta, vocês foram bons amigos, mas vocês estavam tentando me matar”, disse, bem-humorado, enquanto procurava o “corredor vegan-friendly” do estabelecimento. Ele finaliza o vídeo passando as compras no caixa e comenta que não é muito fã de vegetais, mas diz que está dentro se isso representa alguns anos a mais de vida. Ao final do vídeo, Ne-Yo afirmou que a transição será difícil, mas disse também que ele sabe a importância que isso têm para o mundo. “Vou fazer isso funcionar! Porque isso significa muita coisa. Isso significa salvar vidas”, diz.
Espero que esses famosos te inspirem a ser vegano também. E espero que você saiba que ser vegano não é coisa só de gente rica e famosa. Veja essa matéria e perceba que dá até para economizar dinheiro sendo vegano:
https://www.google.com/amp/s/www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/02/08/e-possivel-ser-vegano-sendo-pobre-diz-influenciadora-da-periferia.amp.htm.
Enfim, é isso! Beijinhos e até a próxima!
Postar um comentário