O Livro do Cemitério
Juvenil (YA)
Rocco Jovens Leitores
2010
336
Juvenil (YA)
Rocco Jovens Leitores
2010
336
Sinopse: "Para Ninguém Owens, criado desde bebê por fantasmas e seres de outro mundo, a morte é apenas a morte e o perigo está na vida, do outro lado dos portões do cemitério. Lidar com os vivos é a lição mais difícil que o menino terá de aprender. Tão difícil quanto crescer."
Neil Gaiman é daqueles escritores que, a cada obra, consegue fisgar mais pessoas para o seu universo. O Livro do Cemitério é uma das muitas obras do autor que possuem ritmo lúdico e sombrio de formas apropriadas, na medida certa para adolescentes e adultos.
O Livro do Cemitério conta a história de Ninguém Owens, um rapaz que acabou sendo salvo por fantasmas dentro de um cemitério após um assassino matar sua família.
Ao chegar no cemitério ainda bebê, Nin foi adotado pelo casal Sr. e Sra. Owens e após uma reunião com todos os moradores fantasmas, Silas, um homem misterioso se propôs em ser seu guardião e prover tudo o que o garoto fosse precisar como humano. Sabendo que o assassino ainda estaria à solta, os residentes se juntam para protegê-lo, dando-lhes bênçãos e ensinando poderes que somente um fantasma teria.
Ali, ele vai sendo cuidado, criado e ensinado pela horda de seres sobrenaturais, enquanto sua curiosidade com os vivos começa a intrigá-lo cada vez mais.
Mas essa não é apenas uma história de um garoto órfão que consegue salvar o mundo. O autor preparou uma obra que mexe com a nossa imaginação, que nos faz perceber tantos elementos envolvidos que salvar o mundo se torna algo apenas consequente.
É nessa atmosfera mística que passamos a acompanhar as aventuras de Nin, o único habitante vivo do Cemitério da Colina. Acompanhamos o protagonista em seus passeios entre as lápides, seu relacionamento com seus pais e outros fantasmas, o encontro com uma bruxa e o tenebroso mundo dos Ghouls. Enquanto faz suas primeiras aventuras além dos portões, expandindo seu universo pessoal ao se deparar com o inusitado mundo dos vivos, seu inevitável crescimento faz com que o cemitério pareça cada vez menor.
A obra é rodeada de mistérios, drama e aventuras. A cada página sentimos uma melancolia à medida que Nin vai crescendo e percebemos que, em algum momento, ele precisa seguir seu próprio caminho.
A leitura é envolvente, a escrita prende a gente logo nas primeiras páginas e Nin é cativante e carismático. A mistura de elementos e mitologias, marca registrada de Gaiman, só engrandece ainda mais a obra. Ele cria um universo paralelo, um mundo que poderia muito bem ser o nosso, com muitos pontos em comum mas ainda assim, diferente.
Sem dúvida, recomendo esse livro a todos que estão buscando uma fantasia peculiar e criativa, leve e de fácil leitura!
Postar um comentário