20 Anos do Clássico | Battlefield Vietnam

Em 2024 comemoramos os 20 anos de Battlefield Vietnam, segundo jogo da famosa franquia de FPS e um dos maiores clássicos das lan houses da época, perdendo apenas para CS 1.6, desenvolvido pela DICE e publicado pela EA.

IMDb

Nesse artigo, vou relembrar aos nascidos nos anos 90 (assim como eu) que viveram aquele momento mágico do início da internet acessível, MSN, Orkut e jogos em LAN, como era BF Vietnam e aos que não tiveram a oportunidade de jogar, como era o jogo, suas mecânicas, cenários e (ao meu ver), o principal ...  a maravilhosa trilha sonora. 

Como todo FPS, o jogo possui dois times rivais: EUA aliados dos Vietnã do Sul contra o Exercito da Republica do Vietnã (Vietnã do Norte) ou Exército do Povo do Vietnã e o Viet Cong. Em relação aos mapas, o jogo possui mapas baseados em grandes batalhas que ocorreram durante a guerra, como Operação Hastings, Queda de Saigon, Operação Flaming Dart (meu preferido), entre outros, todos com veículos terrestres, aéreos e (quando possível) aquáticos.

Já que estamos falando de veículos, temos uma grande variedade deles no game, como os famosos caças americanos F-4 phantom, os helicópteros icônicos UH-1 Huey e AH-1 Cobra e o barco Patrol Boat, Riverine ou PBR. Já do lado do norte, temos o caça MIG-21, os helicópteros Mi-8  e Mi-24 além dos blindados T-54 e BTR-60.

Já as classes de soldados, temos os clássicos assalto, médico, engenheiro, antitanque e sniper, todos com duas opções de armas e cada lado possui armas específicas de seus países. Por exemplo, o soldado de assalto americano utiliza o M-16 enquanto o soldado do Vietnã do Norte utiliza AK-47, algo que não existe mais nos jogos da franquia, onde o lado do soldado só influencia em aspectos visuais.

Mas agora vamos falar da melhor parte do jogo, a trilha sonora. O jogo é um ode ao rock dos anos 60! Assim que você inicia o jogo, após o clássico "EA Games, challenge everything" e a apresentação do logo da DICE, começa o vídeo de abertura do game tocando "Fortunate Son" - Creedence Clearwater Revival, música que virou um dos símbolos desse triste conflito.



Canal Jama

Além deste clássico do rock, outras músicas bem famosas estão presentes no game: "War" - Edwin Starr, "White Rabbit" - Jefferson Airplane (música do menu principal), "All Along the Watchtower" - Jimi Hendrix, "Somebody to Love" - Jefferson Airplane, "Surfin' Bird" - The Trashmen, "Hush" - Deep Purple, "Get Ready" - Rare Earth, "Psychotic Reaction" - Count Five e "Nowhere to Run" - Martha and the Vandellas.

Para escrever esse artigo eu recorri a um antigo CD que um amigo esqueceu comigo, sim jovens, antigamente jogos eram instalados em computadores via mídia física, precisei de um driver de CD, algo raro nos computadores de hoje em dia e configurar todo o game para rodar de maneira aceitável nas máquinas atuais, já que ná época o jogo precisava dos seguintes requisitos:

PROCESSADOR:CPU 1,2 Ghz
MEMÓRIA RAM:512 Megabytes de RAM
PLACA DE VÍDEO:GeForce3 64 MB com aceleração 3D ou placa de vídeo compatível com DirectX9 equivalente
DIRECT X:Directx 9.0b
S.O:Windows 98, Windows ME, Windows XP or Windows 2000
ESPAÇO:2 GB de espaço livre no disco rígido (espaço adicional necessário para o arquivo de troca do Windows e instalação do DirectX 9.0b)
PLACA DE SOM:Placa de som compatível com Directx 9.0b
DISCO ÓPTICO:unidade de CD-ROM 16x

Algo que à época era bem high end, hoje em dia é mais fraco que celulares, mas por incrível que pareça o jogo me prendeu muito ainda. Após a instalação, o que era só um teste acabou sendo uma jogatina de mais de 2h, não só pelo efeito da nostalgia mas pela diversão, o jogo ainda é muito divertido e dinâmico, as partidas não são lentas nem monótonas, rendendo ainda boas horas de jogo.

Battlefield Vietnam marcou a adolescência de muita gente, assim como a minha, e ainda consegue ser um jogo divertido, passando tranquilamente pela regra dos 15 anos. Se você já possuiu a oportunidade de jogar, conta aí, se não, procure sobre e veja, é um jogo que vale a pena ser visto.

E lembre-se sempre que "jogos bons não merecem apenas serem lembrados, mas também serem jogados."

Postar um comentário