Sobrenatural - produção de 2005 pela CW Television Network

 Matéria escrita por Lorena Ottoni.

Sobrenatural Pilot: The CW Television Network / Wallpaper Pinterest. 

A série Sobrenatural é centrada nos irmãos Winchester, Sam e Dean. Após a morte de sua mãe devido a causas sobrenaturais, eles investigam o monstro que a matou. Devido à fatalidade, os irmãos e o pai se tornam caçadores dessas “coisas”.

Em seu episódio piloto, o personagem Sam Winchester está na faculdade. Porém, a visita inesperada de seu irmão faz com que ele retorne ao mundo da caçada em busca do pai, que estava em uma missão e não dava notícias havia dias. Ao fim do episódio, Sam retorna à sua realidade tranquila na graduação, mas encontra sua namorada morta pelo mesmo demônio que matou sua mãe quando ele tinha seis meses de idade, forçando-o a vingar a morte de seus queridos.

Cada episódio é marcado pela busca de um novo caso misterioso em que os irmãos enfrentam adversidades como fantasmas, vampiros, lobisomens e demônios. A partir disso, é possível explorar tanto o contexto sobrenatural quanto a relação complexa entre os dois.

A série foi um sucesso ao longo de suas 15 temporadas e inclusive recebeu o spin-off “Os Winchesters”. O roteiro cativante, com a mistura de humor e terror, instiga o público a continuar assistindo e sempre esperando pelo próximo mistério.

https://pin.it/Faz6o5Yz0

O ator Jensen Ackles, que interpreta o personagem Dean Winchester, consegue espelhar em sua atuação o famoso estereótipo de “bad boy”, concomitante com uma história rica do primogênito que prioriza a família em todos os cenários. Apesar de mulherengo, é notável que mulheres de espírito independente e forte chamam a atenção do rapaz, como, por exemplo, Jo Harvelle, filha de outro caçador.


https://pin.it/6NBzOJ1bs

Já Sam Winchester, interpretado por Jared Padalecki, é um personagem dedicado aos estudos, tímido e cuidadoso. Ao contrário do irmão, ele é a parte racional do relacionamento entre os dois e se rebela contra o pai. A pergunta que fica no primeiro episódio é: por que o demônio matou a mãe Winchester?

Ao longo das temporadas, percebemos a desenvoltura de Sam com o crescimento de algo sombrio em sua alma, que o liga com o demônio. Além da conexão, o personagem descobre poderes psíquicos que podem ser potencializados com sangue de demônio.

Um dos marcos positivos da série é o fato do enredo não ser focado exclusivamente em desenvolver os protagonistas, mas também os coadjuvantes, que completam o roteiro e trazem profundidade à história. Um grande exemplo disso é o anjo Castiel, muito aclamado pelos fã-clubes da série.

Além disso, outro grande acerto da produção é a preservação do formato de um caso misterioso por episódio, mesmo com um contexto maior desenvolvido aos poucos ao longo da temporada.

A cada temporada, um monstro maior é delimitado como central a ser combatido por eles. Porém, devido ao tamanho da série, o roteiro se perde em meio à causa maior, que sempre envolve o fim do mundo. Isso faz com que o final da série se perca em prol do roteiro, sem relembrar a essência da série com o lema da família: "salvar pessoas, caçar coisas, o negócio da família."

Em minha opinião, a história é extremamente cativante, o humor dos personagens te mantém vidrada em cada episódio. Entretanto, as últimas temporadas se perdem no sucesso e caem na armadilha de procurar um roteiro onde não há mais. A mistura de elementos demoníacos com os angelicais na série poderia ser bem trabalhada, mas não conseguiu efetivar a relação e se tornou algo humorístico, sem mais o terror marcante da série.


https://pin.it/alYPJgpVi

Com o final da série, fica claro que, às vezes, é necessário priorizar o fim da série antes do sucesso. Meu final perfeito seria o de qualquer fã: os Winchester todos reunidos, uma família feliz novamente e junta para viver o final da vida de forma tranquila e sem mais mistérios.

Me conta aí, você já assistiu Sobrenatural?


2 comentários :