Você já ouviu falar de Dungeons & Dragons? O jogo de interpretação de personagens é um ícone da cultura pop, aparecendo em séries como Stranger Things, Community e The Big Bang Theory. Mas você sabe como funciona?
O QUE É UM RPG?
Nesse estilo de jogo, uma das pessoas, conhecida como mestre, é a responsável por escrever ou narrar uma história interativa, onde os outros jogadores tomam decisões, que costumam virar combate ou momentos inesperadamente engraçados. Diferente de outros jogos de tabuleiro e videogames, os RPGs são guiados pela imaginação dos jogadores e rolagem de dados para várias situações. Algumas mesas utilizam miniaturas e grids, mas boa parte da interação fica na base da conversa e dos dados.
Personagens de Stranger Things jogando Dungeons & Dragons (Fonte: Divulgação/Netflix)
A ORIGEM DE DUNGEONS & DRAGONS
Tudo começou em 1974, com o lançamento do jogo Dungeons & Dragons (D&D), criado por Gary Gygax e Dave Arneson. O jogo surgiu como uma variação do jogo medieval de miniaturas Chainmail, onde os jogadores antes controlavam exércitos, e agora poderiam ser personagens únicos.
A influência do livro dos Senhor dos Anéis na criação de D&D é inegável, principalmente pela necessária mudança da raça hobbit para halfling por conflito com a família Tolkien pelos direitos autorais. Os jogadores podiam escolher serem humanos, elfos, anões e hobbits, e as classes guerreiro, usuário de magia e clérigo.
Desde então, foram lançadas várias edições do jogo, e no dia 17 de setembro será lançado o novo Livro do Jogador! Não sabemos ainda se será considerada uma nova edição ou apenas uma revisão da atual. Enquanto o livro não chega, o canal oficial de Dungeons & Dragons está exibindo vídeos com conteúdos exclusivos.
E aí, está ansioso para o novo Dungeons & Dragons? Conte sua experiência em nossos comentários!
Postar um comentário