Divertida Mente 2

Reprodução Walt Disney Studios BR 


O primeiro Divertida Mente foi produzido pela Pixar Animation Studios e lançado pela Walt Disney Pictures em 2015. Conquistando o coração de vários telespectadores, a produção conta a história da criança Riley, especificamente dentro de sua mente. Nela, são apresentados os personagens Alegria, Tristeza, Raiva, Nojo e Medo, as emoções fundamentais de todos os seres humanos. 

Para entender um pouco mais sobre a história do segundo filme, é preciso compreender o enredo da primeira produção. Alegria é a emoção principal da Riley, controlando suas ações diárias. Durante uma mudança de cidade, desenvolvem-se as personalidades dos personagens dentro da Riley. Entretanto, em um desentendimento entre as emoções, Alegria e Tristeza são jogadas para as memórias de longo prazo.

Ao longo da cinematografia, é interessante analisar a capacidade do roteiro em apresentar conhecimentos psicológicos de forma lúdica. No primeiro filme, que se passa nos anos iniciais, as emoções são denominadas na psicologia como primeiras emoções dos seres humanos. Especificamente na Riley, a emoção que controla suas ações é a Alegria. Porém, não somente de emoções primárias se vive, e é no segundo filme que novas personagens são apresentadas.

Reprodução Walt Disney Studios BR 


Ansiedade, Inveja, Vergonha e Tédio são as novas emoções introduzidas no segundo Divertida Mente. Diferente do primeiro, agora Riley está passando pelo seu último ano do fundamental dois. Nesse contexto, novas situações socioemocionais e éticas são postas em prática.

Podemos ver no filme um amadurecimento da personagem e seus novos sonhos e futuro. Entretanto, o caos é instaurado dentro da mente da jovem quando, novamente, Alegria e as emoções primárias são puxadas para as memórias de longo prazo. Outro aspecto inovador é a formação do subsolo da cabine de controle, que firma as lembranças que fazem da Riley ser quem ela é.

Reprodução Walt Disney Studios BR 


Ao longo dessa nova aventura, a Disney apresenta também a prisão de memórias, demonstrando que é necessário esquecer alguns acontecimentos e segredos, contextualizando ainda mais a profundidade das mentes.

Por fim, um detalhe importante ao se analisar a produção são as famosas ilhas. Especificamente da Riley, são quatro: família, amizade, esportes e loucura. Durante a puberdade, um fato curioso da trama é o crescimento da base da amizade e a redução do tamanho da familiar, um aspecto que acontece com a maioria dos seres humanos.

Para adicionar um pouco mais de informações, a Disney elaborou outras emoções que não foram ao ar no segundo filme. Porém, gostaria de citá-las, esperando vê-las nas próximas produções: Culpa, Humilhação e Suspeita.

Já assistiu Divertida Mente 2? Me conte o que achou!!

Postar um comentário