O Desafio dos Semi Deuses - Resenha

 





O Desafio dos Semideuses de Aiden Thomas é o primeiro volume de uma série destacada por uma abordagem inovadora. O livro foi lançado em 2023.

O livro foi fornecido e publicado pelo Grupo Editorial Record. A trama mistura aventuras mágicas e questões de identidade e representação LGBTQIA+, com um universo inclusivo e muito rico.

Sinopse: Dividido entre Ouros e Jades, o Reino de Sol vive em paz desde que elu deu sua vida para confinar os terríveis deuses Obsidianos em prisões celestiais. Mas seu sacrifício não foi suficiente para mantê-los eternamente afastados, então, a cada década, um novo sacrifício deve ser feito.

O Desafio dos Semideuses reúne os dez melhores semideuses para uma competição brutal na qual o vencedor leva luz e vida aos templos de todo o reino, mas é o perdedor que recebe a maior de todas as honras: ser sacrificado em nome de Sol e, com isso, proteger o mundo por mais dez anos.
Filho trans da deusa dos pássaros, Teo tem dezessete anos e não está preocupado com o Desafio, a não ser por sua melhor amiga. Niya é uma semideusa Ouro que, como todos eles, tem grandes chances de ser escolhida para competir por ser mais habilidosa e mais bem treinada. Mas dessa vez Sol surpreende ao selecionar dois Jades... e Teo é um deles.

Como um Jade, Teo não tem nem as habilidades, nem o treinamento dos Ouros, então precisará descobrir como sobreviver às provações mortais do Desafio — mesmo que isso implique em aceitar partes de si mesmo que precisou reprimir.

Resenha: Mergulhei de cabeça em Desafio dos Semideuses, acompanhando Teo, um semideus trans, e embarquei junto a ele na sua jornada de autodescoberta e aceitação, que foi retratada de uma maneira muito realista. A transformação das asas de Teo foi um processo muito lindo de se acompanhar, uma metáfora muito bem colocada.

Algo que achei muito interessante foi a linguagem não binária, respeitando as identidades dos personagens e promovendo uma inclusão de forma muito orgânica e significativa, eu que nunca li um livro assim, não senti dificuldade alguma de acompanhar.

A narrativa me prendeu do começo ao fim, desde a mitologia muito bem formulada e conectada, até as ações das batalhas e os momentos de reflexão. O livro junta de forma maravilhosa Jogos Vorazes com Percy Jackson. As reviravoltas e desafios apresentados me envolveram a cada página, me deixando na ponta da cadeira, torcendo por Teo, e me deixando com um final incrível (e um belo de um cliffhanger).

O Desafio dos Semideuses é uma junção de diversidade e fantasia, com um mundo em que podemos ver um pouco de nós mesmos. Foi uma leitura emocionante e envolvente, uma adição maravilhosa a minha prateleira de fantasia, e recomendo fortemente caso você aprecie fantasia, magia e uma boa dose de representação e autenticidade!

Postar um comentário