Trintou! | 30 anos de Need for Speed - Os clássicos (1994 - 1999)

    

Divulgação/Electronic Arts

O ano de 2024 já está entrando em sua reta final, mas não podemos deixar de homenagear a franquia de games de corrida, que está completando três décadas de existência: Need for Speed, série que marcou e continua marcando a vida de muitos jogares apaixonados pelo universo automotivo.

Para não deixar o texto muito extenso ou faltar algum detalhe, dividiremos a franquias em fases e falaremos sobre cada jogo, de fã para fã!


1ª Fase, Os clássicos (1994–1999)

Nessa fase falaremos sobre os games da franquia que deram início à franquia e nos inseriram no mundo das corridas em alta velocidade, utilizando carros esportivos e o mais clássico da série: as perseguições policiais.



The Need For Speed (1994) — O início


Divulgação/Electronic Arts

Lançado originalmente em 1994 para 3DO e posteriormente para MS-DOS (1995), PS1, Sega Saturn e Windows 95 (1996), The Need for Speed trouxe uma nova experiência para os games da época. Com uma gameplay mais realista, física aprimorada, gráficos impressionantes, o jogo apresentava os carros mais desejados dos anos 90:

  • Lamborghini Diablo VT
  • Ferrari 512TR
  • Chevrolet Corvette ZR-1
  • Dodge Viper RT/10
  • Porsche 911 Carrera
  • Acura NSX
  • Mazda RX-7
  • Toyota Supra Turbo
O jogo tinha também seus pontos negativos, como o menu confuso. Mas eles trouxeram novidades, como câmera interna com os instrumentos do painel animados e as emocionantes perseguições policiais.




The Need For Speed II (1997) — Um pouco mais de arcade


Divulgação/Electronic Arts


Um ano após o sucesso do primeiro título, a franquia ganhou sua sequência, lançada para PS1 e PC. Need for Speed II adotou um estilo mair arcade, deixando a gameplay mais fácil para jogares novatos. Outra novidade que agradou muito os jogadores foi a maior variedade de carros e pistas. A lista de carros agora possui um número maior de veículos reais e alguns fictícios criados para o próprio jogo, são eles:

  • Ferrari 355 F1 (exclusivo da Edição Especial)
  • Ferrari F50
  • Ford GT90
  • Ford Indigo (desbloqueável no Torneio na versão base, porém disponível normalmente na Edição Especial)
  • Ford Mustang Mach III (exclusivo da Edição Especial)
  • Isdera Commendatore 112i
  • Italdesign Calà
  • Italdesign Nazca C2 (exclusivo da Edição Especial)
  • Jaguar XJ220 
  • Lotus Esprit V8
  • Lotus Elise GT1
  • McLaren F1
  • Bomber BFS — Bônus
  • FZR 2000 — Bônus
  • Tombstone — Bônus
O jogo também trouxe partidas online no PC, melhorias gráficas e uma trilha sonora mais envolvente. Ele possuía uma variedade maior de pistas com ambientação em regiões reais:

  • Proving Grounds — Noruega
  • Outback — Austrália
  • Last Resort (exclusivo da Edição Especial) — México
  • North Country — norte da Alemanha e Países Baixos
  • Pacific Spirit — Canadá
  • Mediterraneo — Grécia
  • Mystic Peaks — Nepal
  • Monolithic Studios (pista bônus, desbloqueável no modo Knockout) — EUA




The Need For Speed III — Hot Pursuit (1998) — Jogabilidade acima de gráficos


Divulgação/Electronic Arts

O jogo veio com mudanças em seus gráficos, com um visual mais “poligonal”, que pareciam um downgrade em relação ao seu antecessor. Apesar disso, Hot Pursuit compensou com melhorias significativas na jogabilidade, e uma maior lista de carros:

  • '98 Indy 500 Pace Car
  • Aston Martin DB7
  • Chevrolet Corvette
  • El Niño
  • Ferrari 355 F1 Spider
  • Ferrari 456 M GT
  • Ferrari 550 Maranello
  • Ford Falcon GT
  • HSV VT GTS
  • Italdesign Scighera
  • Jaguar XJR-15
  • Jaguar XK8
  • Jaguar XKR
  • Lamborghini Countach
  • Lamborghini Diablo SV
  • Lister Storm
  • Mercedes-Benz CLK-GTR
  • Mercedes-Benz SL600
  • Spectre R42
Também houve a introdução do modo Polícia, permitindo aos jogadores perseguir adversários com veículos como:

  • Pursuit Corvette
  • Pursuit Diablo SV
  • Pursuit El Niño
Esse foi o primeiro game da franquia que possibilita escolher o horário e o clima da partida, podendo jogar de dia ou à noite, decidir se o clima estará limpo, chovendo ou nevando.


Need For Speed IV: High Stakes (1999) — Meu primeiro contato com a saga


Divulgação/Electronic Arts


Lembro até hoje da primeira vez que vi aquele Porsche alinhando para uma corrida com um carro parecido com um Civic Hatch. Aquela intro conseguiu me prender mais que a clássica do Grand Turismo 2. Deixando a nostalgia de lado, o game é excelente, considerando as limitações da época. Os gráficos tiveram uma melhoria em relação aos anteriores, a trilha sonora é cheia de músicas imersivas que combinam com a atmosfera do game.
A lista de carros é extensa, contando com os clássicos dos anos 90 Ferrari F50, Lamborghini Diablo SV, Mercedes-Benz CLK-GTR e McLaren F1 GTR. Esse título marca a primeira aparição do icônico Nissan GTR, carro que aparece em praticamente todos games da franquia desde então.

  • Aston Martin DB7
  • BMW M Coupé
  • BMW M Roadster
  • BMW M5
  • BMW Z3 Roadster 2.8
  • Chevrolet Camaro Z28
  • Chevrolet Camaro Z28 Bonus
  • Chevrolet Corvette
  • Ferrari 360 Modena
  • Ferrari 550 Maranello
  • Ferrari F50
  • Ford Falcon XR8
  • HSV SV9
  • Jaguar XJR-15
  • Jaguar XKR
  • La Niña
  • Lamborghini Diablo SV
  • Lister Storm
  • McLaren F1 GTR
  • Mercedes-Benz CLK-GTR
  • Mercedes-Benz SLK 230
  • MHRT VT Commodore
  • Nissan Skyline GT-R V-Spec
  • Pontiac Firebird T/A
  • Porsche 911 Turbo
  • Porsche 911 Turbo Bonus
E como veículos da polícia, para utilizar no modo de perseguição:

  • BMW M5
  • Chevrolet Camaro Z28
  • Chevrolet Corvette
  • HSV SV99
  • La Niña
  • Lamborghini Diablo SV
  • Porsche 911 Turbo
As corridas são ambientadas majoritariamente na Europa, com poucas pistas nos EUA.



A primeira fase da franquia Need for Speed foi marcada pela inovação, oferecendo algo totalmente diferente no mercado de games de corrida. Carros icônicas como Ferrari, Lamborghini e Porsche ajudara, a consolidar a série, mas o melhor (para muitos jogadores) da franquia está por vir. Não perca a segunda parte dessa homenagem a uma das maiores franquias de games de corrida da história.

Postar um comentário