Com a grande revolução gráfica e de jogabilidade saindo do universo 3D primitivo do PS1 e entrando no imersivo e rico poder gráfico da 6ª geração de consoles, a saga Need for Speed consolidou-se como a maior franquia de games de corrida. Foi um marco, realizando feitos nunca antes vistos e, infelizmente, não repetidos. Aproveitando a onda de filmes como Fast and Furious, a EA levou a franquia ao seu auge. Nesta segunda parte da homenagem, falaremos sobre os jogos mais famosos e jogados da saga, títulos com mais de 20 anos, que ainda são incrivelmente populares.
Need For Speed: Porsche Unleashed (2000) - Resfriado a ar.
Divulgação/Electronic Arts
O game ficou famoso por ser o único da franquia a focar exclusivamente em uma marca, a Porsche. Isso trouxe pontos fortes e fracos: enquanto as avaliações positivas destacavam a atenção aos detalhes dos carros da marca alemã — desde os clássicos aos mais modernos —, houve críticas pela falta de variedade.
Os gráficos são impressionantes para a época, os sons são realistas e a física foi aprimorada. A quantidade limitada de veículos permitiu uma dedicação especial na criação de cada modelo.
A lista de carros é recheada de ícones:
1950 Porsche 356 1100 Cabriolet
1950 Porsche 356 1100 Coupé Ferdinand
1951 Porsche 356 1300 Cabriolet
1951 Porsche 356 1300 Coupé
1954 Porsche 356 1300 Super Cabriolet
1954 Porsche 356 1300 Super Coupé
1952 Porsche 356 1500 Cabriolet
1952 Porsche 356 1500 Coupé
1953 Porsche 356 1500 Super Cabriolet
1953 Porsche 356 1500 Super Coupé
1956 Porsche 356 A 1300 Cabriolet
1956 Porsche 356 A 1300 Coupé
1956 Porsche 356 A 1300 Super Cabriolet
1956 Porsche 356 A 1300 Super Coupé
1956 Porsche 356 A 1600 Cabriolet
1959 Porsche 356 A 1600 Convertible D
1956 Porsche 356 A 1600 Coupé
1956 Porsche 356 A 1600 Speedster
1956 Porsche 356 A 1600 Super Cabriolet
1959 Porsche 356 A 1600 Super Convertible D
1956 Porsche 356 A 1600 Super Coupé
1956 Porsche 356 A 1600 Super Speedster
1960 Porsche 356 B 1600 Cabriolet
1960 Porsche 356 B 1600 Coupé
1960 Porsche 356 B 1600 Hardtop
1960 Porsche 356 B 1600 Roadster
1960 Porsche 356 B 1600 Super Cabriolet
1960 Porsche 356 B 1600 Super Coupé
1960 Porsche 356 B 1600 Super Hardtop
1960 Porsche 356 B 1600 Super Roadster
1960 Porsche 356 B 1600 Super 90 Cabriolet
1960 Porsche 356 B 1600 Super 90 Coupé
1960 Porsche 356 B 1600 Super 90 Hardtop
1960 Porsche 356 B 1600 Super 90 Roadster
1962 Porsche 356 B 2000 GS Carrera 2
1956 Porsche 550 A Spyder
1990 Porsche 911 Carrera 2 Cabriolet (964)
1990 Porsche 911 Carrera 2 Coupé (964)
1990 Porsche 911 Carrera 2 Targa (964)
1999 Porsche 911 Carrera 3.4 Cabriolet (996)
1998 Porsche 911 Carrera 3.4 Coupé (996)
1990 Porsche 911 Carrera 4 Cabriolet (964)
1995 Porsche 911 Carrera 4 Cabriolet (993)
1999 Porsche 911 Carrera 4 Cabriolet (996)
1989 Porsche 911 Carrera 4 Coupé (964)
1995 Porsche 911 Carrera 4 Coupé (993)
1996 Porsche 911 Carrera 4 Coupé (993)
1999 Porsche 911 Carrera 4 Coupé (996)
1990 Porsche 911 Carrera 4 Targa (964)
1996 Porsche 911 Carrera 4S Coupé (993)
1994 Porsche 911 Carrera Cabriolet (993)
1994 Porsche 911 Carrera Coupé (993)
1996 Porsche 911 Carrera Coupé (993)
1973 Porsche 911 Carrera RS 2.7 Coupé
1997 Porsche 911 Carrera S 3.6 Coupé (993)
1996 Porsche 911 Carrera Targa (993)
1965 Porsche 911 Coupé
1998 Porsche 911 GT1
1997 Porsche 911 GT2
1998 Porsche 911 GT3 Cup
1972 Porsche 911 S 2.4 Coupé
1972 Porsche 911 S 2.4 Targa
1967 Porsche 911 S Coupé
1967 Porsche 911 S Targa
1967 Porsche 911 Targa
2000 Porsche 911 Turbo (996)
1975 Porsche 911 Turbo 3.0 (930)
1978 Porsche 911 Turbo 3.3 (930)
1991 Porsche 911 Turbo 3.3 Coupé (964)
1993 Porsche 911 Turbo 3.6 Coupé (964)
1995 Porsche 911 Turbo 3.6 Coupé (993)
1970 Porsche 914/4 1.7
1974 Porsche 914/4 1.8
1973 Porsche 914/4 2.0
1992 Porsche 928 GTS
1978 Porsche 935/78 Coupé "Moby Dick"
1982 Porsche 944 Coupé
1987 Porsche 944 S Coupé
1989 Porsche 944 S2 Cabriolet
1991 Porsche 944 Turbo Cabriolet
1988 Porsche 944 Turbo S Coupé
1987 Porsche 959
1997 Porsche Boxster
Embora a lista pareça gigante, são apenas variações do mesmo veículo, sendo divididos em 3 eras:
Era clássica - Fabricados até 1969
Era de Ouro - Fabricados entre 1970 e 1988
Era moderna - Fabricados a partir de 2000
Need For Speed: Hot Pursuit 2 (2002) - O primeiro do PS2.
Divulgação/Electronic Arts
Hot Pursuit 2 segue a mesma linha do seu antecessor canônico, NFS III, mas com gráficos, jogabilidade e física totalmente melhorados e super realistas para a época, mostrando tudo o que a nova plataforma da Sony (PS2) e os PCs da época poderia entregar A lista de carros possui um número grande de veículos mas como nada é perfeito, esse foi o último game da franquia a ter carros da Ferrari, o que aconteceu até 2013 quando os veículos da montadora italiana voltaram a franquia.
A lista de carros é:
Aston Martin V12 Vanquish
BMW M5
BMW Z8
Chevrolet Corvette Z06
Dodge Viper GTS
Ferrari 360 Spider
Ferrari 550 Barchetta Pininfarina
Ferrari F50
Ford Mustang SVT Cobra R
Ford TS50
HSV Coupé GTS
Jaguar XKR Coupé
Lamborghini Diablo 6.0 VT
Lamborghini Murciélago
Lotus Elise
McLaren F1
McLaren F1 LM
Mercedes-Benz CL55 AMG
Mercedes-Benz CLK-GTR
Opel Speedster
Porsche 911 Turbo
Porsche Carrera GT Concept
Vauxhall VX220
E como o seu antecessor, também podemos jogar como policiais, perseguindo os corredores pelas estradas, utilizando de auxílios como barreiras ou "ouriços" para pararem os veículos dos fugitivos.
Os carros que podem ser utilizados para essa função são:
BMW M5 (Pursuit)
Chevrolet Corvette Z06 (Pursuit)
Ford Crown Victoria
Ford Mustang SVT Cobra R (Pursuit)
Lamborghini Murciélago (Pursuit)
O game marcou também a nova era dos jogos de NFS, sendo o primeiro a ser produzido pela Black Box, responsável por futuros sucessos da franquia.
Need For Speed: Underground (2003) - O início do sucesso absoluto.
Divulgação/Electronic Arts
Se você, assim como eu é uma criança nascida na década de 90 passou grande parte da adolescência sonhando com os carro de The Fast and the Furious e 2 Fast 2 Furious, até o momento em que você viu um game imerso nesse universo: carros tunados, muito neon, nitro, muito hip-hop e rock e rachas, não como os games anteriores da franquia, mas corridas urbanas, com carros "comuns". Algo que fugia do campo dos sonhos e parecia mais acessível. Esse foi o impacto do primeiro Underground, o jogo que revolucionou os jogos de corrida da época e foi um tremendo sucesso de vendas e críticas, com uma média de 8,5 na maioria das análises.
O game inovou no modo de customização, nele você consegue mudar a cor, adesivos, neon, bodykit e rodas além de melhorar o desempenho fazendo upgrade de peças do motor (ECU, escapamento, turbo, nitro, etc). A trilha sonora é um ponto em destaque, as músicas fazem parte da cultura pop e estavam bombando na época do lançamento, com destaque para "Lil Jon & The Eastside Boyz - Get Low", que até hoje é utilizada como referências a vídeos de carros por conta de sua fama como música do menu principal de NFSU.
Mas nem tudo foram flores para NFSU, o game foi criticado por ser muito repetitivo, ter pouca variedade de pistas e o som dos carros ser bem genérico e a jogabilidade totalmente arcade, mas nada que diminui seu brilho
Nissan - Nissan 240SX SE 1992, Nissan 350Z 2003, Nissan Sentra SE-R Spec V 2004 e Nissan Skyline R34 GTR 1999.
Peugeot - Peugeot 206 GTi/S16 2003.
Subaru - Subaru Impreza 2.5 RS 2003.
Toyota - Toyota Celica GT-S 2002 e Toyota Supra 1998.
Volkswagen - Volkswagen Golf GTi 2.0 2003.
As corridas são bem divertidas, mesmo que pareçam repetitivas, elas garantem boas horas de jogo. Os modos são: circuito, drag, drift e sprint.
No geral, NFSU foi um divisor de águas, o jogo que fez a franquia se estabelecer como a maior e mais famosa do gênero na época.
Need For Speed: Underground 2 (2004) - Agora sim, perfeito!
Divulgação/Electronic Arts
Em 2004 a EA lançou o que seria o maior sucesso da franquia até então: Need for Speed: Underground 2. Eles utilizaram tudo que fez sucesso no game anterior, melhoraram aspectos como jogabilidade e sons e jogaram tudo isso em um mundo aberto imersivo.
O jogo se passa na noite de Bayview, uma cidade fictícia situada na Costa Oeste norte americana, uma cidade com uma vida noturna muito agitada, com diversos carros de NPC (além do tráfego normal) correndo pela cidade e você pode desafiá-los para uma corrida, isso foi uma grande novidade do game. Além disso, o mapa é relativamente grande para sua época e possui 3 áreas, sendo liberadas de acordo com a progressão do jogador. Cada uma das áreas possui características únicas sendo área central, área industrial e uma colina ideal para corridas de drift além de uma rodovia que cruza todas as áreas, ideal para testar a top speed do seu carro. Além de locais fechados onde só são acessados em corridas, como as pistas do aeroporto, um circuito de corrida e estacionamentos fechados.
A variedade de carros aumentou significativamente em relação ao game anterior e também foram adicionadas SUVs, e todos com uma variedade enorme de possibilidades de customização. Customização que além do que era possível no anterior (com mais peças e cores para instalação) adicionou também suspensão a ar, portas tipo lambo door, som de competição nos porta malas, etc...
A customização era tão completa que você consegue customizar até a cor das peças do motor e colocar neon dentro do cofre do motor.
Acura RSX
Audi A3
Audi TT
Cadillac Escalade
Ford Focus
Ford Mustang GT
Honda Civic
Hummer H2
Hyundai Tiburon GT V6
Infiniti G35
Lexus IS 300
Lincoln Navigator
Mazda Miata MX-5
Mazda RX-7
Mazda RX-8
Mitsubishi 3000GT
Mitsubishi Eclipse
Mitsubishi Lancer Evolution VIII
Nissan 240SX
Nissan 350Z
Nissan Sentra SE-R Spec V
Nissan Skyline GT-R
Peugeot 106
Peugeot 206
Pontiac GTO
Subaru Impreza WRX
Toyota Celica
Toyota Corolla
Toyota Supra
Vauxhall Corsa 1.8
Volkswagen Golf GTI
Além dos "carros de patrocínio"
Cadillac Escalade "Snoop Dogg"
Hummer H2 "Capone"
Infiniti G35 "Japan Tuning"
Lexus IS 300 "Shine Street"
Lincoln Navigator "Chingy"
Mitsubishi Eclipse "D3"
Pontiac GTO "The Doors"
Toyota Corolla GT-S "David Choe"
Isso também é uma novidade apresentada no game que, além dos modos de corrida existentes em seu antecessor, o jogo possui dois novos de corrida: Street X (um circuito em uma pista fechada, semelhante aos circuitos de drift) e URL (Underground Racing League), corridas organizadas que funcionam em circuitos fechados maiores como no autódromo da cidade, aeroporto e área industrial. Caso você ganhe as corridas você é convidado a ser patrocinado por marcas de peças, que te rendem dinheiro, desconto em peças e carros únicos. Além disso, conforme sua reputação e o nível de estilo do carro aumentam você é convidado para aparecer em capas de revistas de carros (algo muito famoso nos anos 2000, inclusive: "Saudades Fullpower 😢").
Need for Speed: Underground 2 vale muito a pena ser revisitado e jogado até hoje, os gráficos envelheceram bem e o jogo proporciona bons momentos para descontrair e relembrar como era a cena automotiva dos anos 2000.
Need For Speed: Most Wanted (2005) - Voltam a polícia e os supercarros, saem a noite e muitos elementos de customização.
Divulgação/Electronic Arts
Em 2005 a EA lançou outro sucesso da saga, Need For Speed: Most Wanted voltou com perseguições e supercarros a saga, eu particularmente prefiro a atmosfera de Underground 2, mas o grande público considera NFSMW o melhor da saga.
A história se passa em Rockport, uma cidade grande, com diversas áreas e muitos pontos que auxiliam os jogadores a escapar de perseguições. A história se volta em torno de uma lista de adversários, como se fossem chefes até você chegar ao número 1, Razor. Cada adversário tem uma história genérica e uma justificativa para estar na trama, mas seus carros são bem icônicos, principalmente Razor que "ganha" a icônica BMW M3 do jogador logo no prólogo do jogo.
O jogo possui um sistema de progressão bem interessante que vai além de ganhar corridas, mas você também tem que elevar seu nível de procurado e ganhar pontos durante as perseguições, e já que tocamos no assunto, vamos falar delas: as perseguições.
As perseguições são incrivelmente bem feitas, com a IA sendo bem eficiente mesmo nos níveis mais baixos de procurado e evoluindo muito até os níveis mais altos. É frustrante você estar em uma rodovia quase conseguindo escapar quando surge um SUV e te para ou você tem os pneus furados ao tentar desviar de uma barreira. Aí já era, todo o progresso é perdido além de pagar uma multa.
Os carros não são mais focados em veículos de rua como seus antecessores, o game possui muitos supercarros como Lamborghini, Porsche e Mercedes, mas nada comparado a BMW M3 GTR do protagonista, um dos, se não o, carro mais icônico da franquia. (não vou colocar aqui a lista de carros por ser muito extensa).
A blacklist, ou lista negra dos "chefões" é bem interessante, quando você completa os requisitos necessários para desafiar cada um você o convida para correr contra você e chegando ao local uma cutscene acontece, ao terminar e vencer os desafios você escolhe algumas cartas aleatórias que de dão bônus como escapar da prisão sem pagar nada, bônus em dinheiro ou o carro do desafiante.
No geral, o game é um dos mais famosos e queridos da saga, embora não seja o meu favorito, é o de muitas pessoas até hoje e é um dos remakes mais pedidos da comunidade de jogos de corrida.
Need For Speed: Carbon (2006) - Tipo o NFSMW, só que a noite.
Divulgação/Electronic Arts
Lançado em 2006, Need for Speed: Carbon trouxe uma experiência que marcou uma transição para a franquia, mantendo elementos clássicos de personalização e corridas ilegais, mas com novidades que mudaram o estilo de jogo. A trama do jogo acontece em uma cidade fictícia chamada Palmont City, e o jogador assume o papel de um piloto que retorna à cidade depois de uma ausência misteriosa, enfrentando diferentes gangues e competindo para recuperar o controle de territórios em disputas de rua. Uma das grandes inovações em Carbon foi o sistema de equipes. O jogador não compete mais sozinho, mas pode contar com a ajuda de companheiros de equipe, cada um com habilidades únicas, como batedores, bloqueadores e drafters (carros que iam à sua frente para te dar vácuo e ajudar nas retas). Esses parceiros influenciam a estratégia de corrida, adicionando um elemento de tática, especialmente em eventos mais desafiadores. Esse sistema de equipes foi uma adição que trouxe um aspecto de “gangues” à narrativa, com cada território controlado por uma equipe rival, o que aumentou a sensação de imersão e objetivo.
O jogo também é conhecido pelas emocionantes corridas em canyons, inspiradas nas lendárias rotas de montanha japonesas. Essas corridas oferecem desafios intensos e perigosos, pois um único erro pode levar à queda dos penhascos. As corridas em canyon, divididas em duas etapas, incluem perseguições onde o jogador precisa se manter próximo do oponente para ganhar pontos e, na etapa seguinte, evitar ser ultrapassado. Esse formato de corrida inovador trouxe uma sensação de perigo que até então não era comum na série.
Além disso, Carbon manteve e expandiu o sistema de personalização que havia sido popularizado por Underground 2, incluindo uma funcionalidade chamada autosculpt, que permitia ao jogador moldar partes do carro de maneira muito mais detalhada. Os jogadores podiam modificar desde a largura das rodas até o formato dos para-choques e saias laterais, dando um toque pessoal ainda mais profundo aos carros. O sistema de classes de veículos muscle (clássicos V8 americanos), tuner(carros japoneses em sua grande maioria), e exotic(esportivos de luxo e super carros) também introduziu um equilíbrio interessante, pois cada categoria apresenta vantagens e desvantagens que se adequam a diferentes estilos de direção e tipos de terreno.
Palmont City, o cenário principal, é composta por diversas regiões, como áreas residenciais, centros urbanos e montanhas (região das corridas mais imersivas do jogo). Cada região é controlada por uma gangue, e conquistar o território se torna uma motivação central para o jogador. O design da cidade favorece a exploração e oferece uma variedade de cenários que fazem de cada corrida uma experiência única e a ambientação noturna foi mantida, com uma iluminação que realça o clima de corridas ilegais.
Como uma montanha russa, tudo o que sobre ... desce! E com NFS não foi diferente, buscando inovar ou arriscando demais, a EA perdeu o controle e fez a aclamada franquia desabar em qualidade, aceitação e popularidade (pelo menos em popularidade positiva). Na terceira parte dessa homenagem vamos falar sobre a sucessão de erros da EA e como isso afetou a franquia.
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