Maki’s Adventure, o primeiro jogo de um jovem desenvolvedor, impressiona pela sua coesão e pelo conteúdo apresentado em um simples, mas competente, jogo de plataforma.
Ficha Técnica:
Desenvolvimento: Zoroarts
Distribuição: Zoroarts
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Plataforma
Idioma: Sem legendas em português
Plataformas: PC
Simples e competente

Zoroarts/Divulgação

Maki’s Adventure combina uma jogabilidade sólida de plataforma com elementos de exploração que lembram, em certa medida, os metroidvanias. No controle de Maki, o jogador pode andar, pular e enfrentar diversos inimigos.
O jogo surpreende pela quantidade de conteúdo. Cada área conta com mapas simples, porém muito bem desenhados, recheados de segredos, itens escondidos e colecionáveis.
A jogabilidade também se transforma quando Maki assume a forma de tubarão, tornando-se mais rápido e capaz de quebrar pedras debaixo d’água, por exemplo. O jogador navega entre as áreas através de um grande hub em 3D, que também esconde minigames, colecionáveis e outras surpresas.
![]() |
Zoroarts/Divukgação |
Há ainda diversos modos extras, como Speedrun, Boss Rush e um editor de níveis, o que amplia significativamente o conteúdo oferecido. Durante minha jogatina, não encontrei bugs ou problemas técnicos — o que é impressionante, considerando que o jogo foi desenvolvido por uma única pessoa. O único ponto negativo foi a ausência de legendas em português.
Simpático e bem feito

Zoroarts/Divulgação

Visualmente, Maki’s Adventure aposta em gráficos 2D encantadores, com ótima performance e direção de arte simples, mas cheia de carisma. O design do personagem principal é um excelente exemplo de como a simplicidade pode funcionar muito bem. As seções em 3D também agradam, remetendo aos jogos da era do PS1.
Fazendo mais com menos

Zoroarts/Divulgação

A história se passa em um mundo onde uma tempestade devastadora abriu os portões do submundo, liberando o demônio Octavio. Ele derrota dois guerreiros tubarões e passa a dominar o mundo. Cabe a Maki e seu irmão coletar dentes de tubarão que lhes permitem assumir diferentes formas para resolver enigmas e superar desafios em masmorras.
A narrativa é simples e direta, mas funciona dentro da proposta do jogo. Há também personagens secundários que oferecem missões paralelas, adicionando um pouco mais de profundidade ao mundo.
Usando o que tem.

Zoroarts/ Divulgação

A trilha sonora de Maki’s Adventure não impressiona pela complexidade, mas sua simplicidade casa bem com o restante da experiência. Um exemplo curioso é o som da tela de Game Over, que nada mais é do que acordes de violão sendo tocados.
Em um jogo mal feito, isso poderia parecer apenas uma limitação técnica. Mas em Maki’s Adventure, feito com visível carinho, esses pequenos detalhes acabam contribuindo para o charme geral da obra.
Uma Grata surpresa
Maki’s Adventure é um jogo feito com muito cuidado e dedicação, e isso transparece em todos os aspectos — da jogabilidade aos gráficos. É realmente impressionante pensar que tudo isso foi criado por uma única pessoa.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Nota Final: 8,5/10
Prós:
✔️ Jogabilidade
✔️ Gráficos
✔️ Quantidade de conteúdo
Contras:
❌ Ausência de legendas em português
Postar um comentário